SAÚDE.

ENFERMEIRA CHEFE EMÉRITA ISILDA INÊS

(SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA)

(GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM)

Licenciada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, com duas pós-graduações: – Administração e Gestão em Serviços de Saúde e em Enfermagem da Família.

Enfermeira Chefe Emérita, exerceu o cargo no serviço de Psiquiatria Mulheres da Clinica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, instituição onde decorreu toda a sua actividade profissional.

Promotora de várias jornadas e outros eventos de enfermagem, organizados pela Clinica Psiquiátrica dos HUC, integrou várias comissões científicas e organizadoras, noutros eventos.

Júri de concursos de recrutamento de enfermeiros nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Foi colaboradora permanente no “Jornal de Poiares” – rubrica na área da saúde.

É autora do livro intitulado – “Histórias de Mulheres em Saúde Mental” , com duas edições.

Colaborou com a Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Leiria, ministrando alguns conteúdo programáticos. Foi Coordenadora e Tutora de Ensino Clínico de vários cursos de Enfermagem colaborando com várias Instituições de Ensino.

Apresentou ou publicou, individualmente ou em co-autoria vários trabalhos científicos, destaca algumas publicações na revista Psiquiatria Clinica, entre eles um artigo de sua autoria: – “Anorexia Nervosa – O fascínio desde o passado até à actualidade”.

Presidente da Associação Longevitatis –  Associação para a Promoção da longevidade com Saúde.

PROFESSOR DOUTOR JOAQUIM CEREJEIRA

( PSIQUIATRIA)

Licenciatura em Medicina pela FMUC (2002). Especialista em Psiquiatria (2010).

Doutoramento em Medicina pela FMUC (2012) com a Tese “Delirium pós-cirúrgico: estratificação de risco, diagnóstico e prognóstico com biomarcadores”.

Executive Masters em Gestão de Unidades de Saúde, Católica Porto Business School (2013).

Atualmente é Assistente Hospitalar em Psiquiatria no CHUC e Assessor da Direção do Internato Médico desse centro hospitalar.

Professor Auxiliar Convidado de Psiquiatria na FMUC, desde Setembro de 2013 (cadeira de Psiquiatria do 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina).

Autor de 10 artigos cientí­ficos em revistas internacionais (como primeiro ou último autor) e Co-coordenador dos Livros “Psiquiatria Fundamental” e “Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas”.

É revisor de artigos em diversas revistas internacionais e Membro do corpo editorial da revista Geriatrics.

Em 2012 obteve o Junior Investigator Award (International College of Geriatric Psychoneuropharmacology).

Membro do Conselho Diretivo do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e do Board da European Delirium Association.

É coordenador da equipa de neurociências do IBILI (FMUC).

Vice-Presidente da Associação Longevitatis – Associação para a Promoção da Longevidade com Saúde

Director Clínico  na Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra

 Dr. PEDRO GIL

(OFTALMOLOGIA)

Médico Oftalmologista no Centro Hospital e Universitário de Coimbra. Aluno de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2012, com uma avaliação final de 16 valores (Muito Bom) e prémio por mérito académico em 2010/2011. Realizou o Internato do Ano Comum no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde terminou a especialidade de Oftalmologia no ano de 2017.

É o primeiro autor de 4 publicações internacionais e 1 publicação nacional. Co-autor de 5 publicações internacionais e 1 publicação nacional. Colabora regularmente com várias revistas internacionais como revisor convidado.

Realizou 92 comunicações científicas, 48 das quais como primeiro autor, e recebeu 7 prémios. Participou num total de 64 congressos, reuniões e cursos científicos.

Realizou um estágio clínico e de investigação no Department of Ophthalmology & Visual Sciences da University of Illinois at Chicago, Estados Unidos. Obteve aproveitamento no curso pós-graduado de Ciências Básicas em Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Experiência em investigação clínica, como sub-investigador em vários projectos e certificação clínica, de onde se destaca o Collaborative Institutional Training Initiative (CITI) Program Certification for Biomedical Research Investigators and Key Personel, e a certificação Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA) HSPP 105, de acordo com as exigências do U.S. Department of Health & Human Services.

PROF. DOUTOR CARLOS BRAZ SARAIVA

(PSIQUIATRIA)

Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1975 e Especialista em Psiquiatria desde 1984, foi Chefe de Serviço de Psiquiatria nos Hospitais da Universidade de Coimbra (1995-2017), Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1998-2017) .

Doutorou-se em 1998 com a Dissertação: “Para-Suicídio – Contributo para uma Compreensão Clínica dos Comportamentos Suicidários Recorrentes”  e em 2007 obteve o título de Professor Agregado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra com a Lição “Auto-lesões deliberadas – esboço de um perfil social e clínico”.

Fundou e coordenou a Consulta de Prevenção do Suicídio (1992-2017) e foi o primeiro director do Telefone SOS -Telefone Amigo (1986 -1995). e Presidiu à primeira direcção da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (2001-2005).

É director de psicodrama desde 1989. Trabalhou técnicas psicodramáticas em doentes para-suicidas com distúrbios da personalidade (1992-1996).

Exerceu funções de perito em psiquiatria forense no Instituto de Medicina Legal de Coimbra (1985 -1992).

Foi membro da direcção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos (1987-1995). e representou a Psiquiatria Portuguesa como delegado à Reunião da União Europeia das Monoespecialidades Médicas (UEMS) em Atenas (1993).

Colaborou no ensino pré e pós graduado em múltiplas instituições nacionais. Foi orientador de Teses de Mestrado e Doutoramento. Fez parte de Júris de Concursos de provas académicas, por vezes como arguente,  e da carreira hospitalar. Mais recentemente tem também exercido a sua atividade docente no ensino à distância (e-learning, Portugal e Brasil).

Foi consultor do Ministério da Saúde para a área da formação em psiquiatria e saúde mental (1993) e suicidologia (2012-2013) e do Ministério da Administração Interna para a elaboração de um programa de prevenção do suicídio nas forças de segurança (2006).

Para além de centenas de comunicações orais e posters, tem mais de 100 trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro. É autor dos livros “Para-Suicídio” (Quarteto, 1999), “Estudos sobre o Para-Suicídio – O que Leva os Jovens a Espreitar a Morte” (EA, 2006). Foi co-laureado pela International Asssociation for Suicide Prevention (IASP) em 2001, num congresso mundial de suicidologia (Chennai, Índia).

É ainda autor ou co-autor de vários capítulos de livros científicos bem como co-autor de um CD-Rom sobre “Depressão e Suicídio” (2000). Em 2006 foi co-editor e co-autor da obra “Comportamentos Suicidários em Portugal” (Ed. Sociedade Portuguesa de Suicidologia) e “Manual de Psiquiatria Forense” (2017). Co-autor das obras “Depressão e Suicídio” (2014), “Suicídio e Comportamentos Autolesivos” (2014), “Psiquiatria Fundamental” (2014), “Manual de Psiquiatria Forense” (2017, no prelo). Tem diversos trabalhos publicados na Internet. No âmbito literário, para além de artigos de opinião, poemas e contos dispersos, publicou “Turbulências” (Audimprensa, 1995) e “Janela de Almas” (Quarteto, 2000; Lidel, 2015, reedição).

Prefaciador de cinco livros científicos; Presidente do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (2010-2015); Membro consultor e redactor da Comissão do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (2013-2020); Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Reforma da Saúde Mental (eleito pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, 2016-2017). Exerce clínica privada em Coimbra.

Dr.ª SARA PEDROSO

(PEDOPSIQUIATRIA)

Licenciatura em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2005).

Assistente Hospitalar de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (Pedopsiquiatria) no Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Membro da Unidade de Pedopsiquiatria de Ligação do Hospital Pediátrico de Coimbra. Autora de artigos científicos em revistas da especialidade e autora de capítulos de livros, nomeadamente “Perturbações Disruptivas do Comportamento” no Manual de psiquiatria da infância e adolescência, 1ª ed. (2015). “ Consumo de substâncias em crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)” no livro Doença Psiquiátrica e Adição: duas faces da mesma moeda (2015) e “Psiquiatria da infância e adolescência” no livro Psiquiatria Fundamental (2014).

Revisora externa da revista Acta Pediátrica Portuguesa. Formação em Terapia Sistémica e Familiar.

Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Colaboração como docente na cadeira de Psiquiatria da Licenciatura em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

No triénio 2009/2011 foi representante do Conselho Nacional do Médico Interno na Comissão de Verificação de Idoneidade dos Serviços de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

Colaboração, como revisora externa, na revista Acta Pediátrica Portuguesa. Orientação e co-orientação de teses, no âmbito do Mestrado Integrado do 6º ano de Medicina.

Sócia Aderente da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (APPIA).

Membro Associado da Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ANIPIA), tendo o ocupando o cargo de Vice-Presidente da mesma.

Membro da Comissão Redatorial da Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria. Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

ENFERMEIRO LUÍS FERREIRA
.
(OFTALMOLOGIA)
.
Licenciatura em Enfermagem desde 17 de Junho de 2005, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica desde 16 de Julho de 2015, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Ordem dos Enfermeiros. Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica desde 16 de Julho de 2015, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Ordem dos Enfermeiros.
Exerce funções de Enfermagem no Bloco Operatório de Oftalmologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, como Enfermeiro circulante, Enfermeiro instrumentista e Enfermeiro de anestesia em Oftalmologia. Urgência de Oftalmologia.
Foi co-autor dos posteres : – “Transplante de Córnea”, apresentado no III Simpósium da Direcção do Serviço de Enfermagem, em Janeiro de 2000, HUC
Apresentou individualmente ou  co-autoria,  seguintes temas: – “Membrana Amniótica: Da Colheita ao Transplante, realidade dos HUC”, nas XV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, 06-2005, HUC;  “Transplante de Limbo – HUC”, nas XV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, 06-2005, HUC; “Consulta de E “Cirurgia de Catarata em Regime de Ambulatório nos Hospitais da Universidade de Coimbra”, XXV Congress of the European Society of Ophthalmic Nurses and Technicians, em Setembro de 2007, Estocolmo, Suécia.no V Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória, em 20-05-2008,  ” Cirurgia de Catarata em Regime de Ambulatório: a nossa experiência”, no V Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória, em 20-05- 2008, Porto; “Controlo das Vias Aéreas”, C S Militar de Coimbra, 01-07- 2013 e Bloco Operatório – Mesas de Instrumentação”, inserido nos Colóquios de Oftalmologia 2014, 31-01 a 01-02-2014, Cascais.

Dr.ª CLÁUDIA CORREIA

(ASSISTENTE SOCIAL)

Licenciada em Serviço Social desde 1997, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra (ISSSC).

 Assistente Social do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) no Polo HUC,  a exercer funções no Centro de Responsabilidade Integrado de  Psiquiatria (CRIP)

Desde 2013 integra a Equipa de Saúde Mental  Comunitária de Cantanhede, Mira e Tocha

Colaborou na elaboração de um capitulo “Acessibilidade e suporte social” do livro “Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas”.

Dr.ª ANA RITA SILVA

(PSICOLOGIA)
 .
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, – Especializada em Psicogerontologia – Intervenção psicológica com idosos .e   Doutorada em Neuropsicologia.
  Pós-graduada em Reabilitação Neuropsicológica
– Pós-graduada em Cuidados paliativos
– Especializada em Intervenção no Processo do Luto
– Cédula Profissional nº 11057 da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade avançada em Neuropsicologia
 Experiência Profissional:
Até 2011- Psicóloga no Centro Geriátrico Luís Viegas Nascimento – Fundação BIssaya Barreto,
Entre 2013 e 2014- Psicóloga e orientadora de estágio na consulta de Gerontopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Desde 2015- Neuropsicologa na Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
Desde 2016- Investigadora Doutorada no Centro de Investigação e Núcleo de Intervenções CognitivoComportamentais – CINEICC, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
Desde 2016- Prática privada na Casa de Saude Santa Filomena (Sanfil COIMBRA) e no Centro Hospitalar de Sao Francisco (Sanfil LEIRIA)
ENFERMEIRO ESPECIALISTA EMANUEL VALE ALVES
 .
(CUIDADOS CONTINUADOS)
 .
Licenciatura – Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Coimbra
Curso de Pós-Licenciatura em Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra
Pós-Graduação em Administração e Gestão de Serviços de Saúde Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa – , Oliveira de Azeméis .
Exerce funções no  serviço de Psiquiatria Homens no Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria do CHUC,
Presentemente também é  Enfermeiro Coordenador  Residência Montepio – Serviços de Saúde S.A., Coimbra
Ao longo do seu percurso profissional esteve presente em vários eventos científicos, especialmente da área da saúde mental e psiquiatria e cuidados continuados-
Entre outros frequentou formação profissional no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho, Quedas,  Suporte Básico e Colaboração em Suporte Avançado de vida – Carro de Emergência, Sistemas de Classificação de doentes.

ENFERMEIRA FÁTIMA SOUSA

(CIRURGIA)

Licenciatura – Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca Mestre – Psiquiatria Cultural, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Exerce funções no serviço de Cirurgia I (Cirurgia B) no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Participação nos projectos : – Elo de ligação do projeto da instituição – “Qualidade e Segurança do Doente: Dor”; Elo de ligação do projeto da instituição – “A Pessoa Doente e a Transfusão de Componentes Sanguíneos; Terapêutica e Segurança em Medicina Transfusional”

Enfermeira Responsável no serviço na área da Estomaterapia

Tutora de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no âmbito do ensino clínico do 3º e 4º ano da Licenciatura em Enfermagem, na unidade curricular médico cirúrgica

Orientações de Investigação: – – O enfermeiro e as técnicas não farmacológicas no controlo da dor: informação-aplicação. Coimbra: [ed. do autor], 2009

Co-autora – Em capítulo de livro: – O enfermeiro e as técnicas não farmacológicas no controlo da dor: informação-aplicação. Cadernos de Psiquiatria Social e Cultural. 1ª edição, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, pg138-152, 2005,ISBN 978-989-26-0967-6.

Dr. LUÍS LEITE

(CARDIOLOGIA)

Médico Cardiologista no Centro Hospital e Universitário de Coimbra. Aluno de Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2010. Realizou o Internato Médico em Cardiologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra até 2016.

É autor e coautor de 15 publicações (14 artigos em revistas indexadas, 1 capítulo de livro), 9 dos quais como primeiro autor. Foi autor e coautor de 136 apresentações em congressos internacionais e nacionais, 46 como primeiro autor. Colabora regularmente com várias revistas internacionais como revisor convidado.

É co-investigador de ensaios clínicos internacionais e de registos multicêntricos desde 2013.

ENFERMEIRA ESPECIALISTA GRAÇA SILVA
 .
(OFTALMOLOGIA)
 .
Licenciada em Enfermagem,  pela Escola de Enfermagem Dr Ângelo da Fonseca,
Curso de Estudos Superiores Especializados em  Saúde Mental e Psiquiátrica. pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Coimbra.
Pós-Graduada de Especialização em Administração dos Serviços de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Coimbra.
Enfermeira Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica do CHUC e Enfermeira Coordenadora do Bloco Operatório de Oftalmologia. CHUC (HUC).
A formação profissional incidiu em temáticas como a “Qualidade e segurança do doente: boas praticas na utilização da medicação”,  “Sistemas de Informação e Documentação em Enfermagem: Contributos para a tomada de decisão clínica em enfermagem”, “Sistemas de informação e Documentação em enfermagem – CIPE”, “1ª Reunião de Enfermagem em Cirurgia Oftalmológica/Ambulatória”, “Sistemas de qualidade em cuidados de saúde – auditorias”, “Reciclagem em Suporte Básico de Vida”, “Integração no Banco de Olhos” e “Gestão de Risco”.
Assistiu a vários congressos, jornadas e outros eventos científicos.

PROFESSORA DOUTORA SÓNIA SIMÕES

(PSICOLOGIA)

Psicóloga Clínica (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 1999). Sócia Efetiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses: CP. – Nº 4105.

 Mestre em Família e Sistemas Sociais (ESAE, Instituto Superior Miguel Torga, 2004) e Doutorada em Ciências Biomédicas (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, 2011).

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (2017).

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental. Acreditação atribuída pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (2016).

Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga desde 2001. Além de ter lecionado em outros cursos, é docente na licenciatura em Psicologia e no mestrado em Psicologia Clínica.

Tem supervisionado largas dezenas de estágios curriculares de psicologia clínica e orientado mais de 30 dissertações de mestrado. Tem ainda integrado dezenas de júris de provas de defesa de dissertação de mestrado, como arguente e como presidente.

Investigadora integrada do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) e membro do Departamento de Investigação & Desenvolvimento do InstitutoSuperior Miguel Torga. Tem sido revisora de manuscritos e foi editora-adjunta da Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social.

Publicou 2 capítulos de livro, 8 artigos em revistas nacionais e internacionais e 25 abstracts de participação em congressos em revistas internacionais com fator de impacto. Tem comunicações em congressos nacionais e internacionais (14 comunicações orais, 35 posters e 9 resumos publicados em livros de proceedings e atas).

Orientadora de estágios profissionais de psicologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Cocoordenadora, psicóloga clínica e elemento da equipa técnica do Gabinete de Apoio Psicológico (GAPSI) do ISMT.

Psicóloga Clínica e Diretora Clínica do Espaço CAlmaMente (Clínica Privada de Saúde Psicológica). Anteriormente integrou a equipa do Espaço Psicológico.

Professora Qualificada do Programa de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), pelo Mindfulness-Based Professional Training Institute da Universidade da Califórnia, San Diego, EUA. Até ao momento, orientou 3 grupos da comunidade em edições do Programa MBSR (2017).

ENFERMEIRA SANDRA FERNANDES

(SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA)

Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto de Coimbra

Curso de Formação de Formadores

Curso de Pós-Licenciatura em Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria pela escola Superior de Enfermagem de Coimbra

MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Lusíada do Porto

Exerce funções no serviço de Psiquiatria Mulheres no Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria do CHUC

Entre outros deu formação profissional no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho, Primeiros Socorros, e Anatomia

Ao longo do seu percurso profissional esteve presente em vários eventos científicos, especialmente da área da saúde mental e psiquiatria

 
Presidente do Conselho Fiscal da Associação Longevitatis

Dr. JOÃO SARGENTO-FREITAS

(NEUROLOGIA)

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;
Especialista em Neurologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
Neurossonologista e Neurologia vascular na Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
Doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra .

Área de investigação:  –

AVC isquémico, Células estaminais, neurossonologia.

Principais publicaçóes –

-Extending the time window for endovascular procedures according to collateral pial circulation. Ribo M, Flores A, Rubiera M, Pagola J, Sargento-Freitas J, Rodriguez-Luna D, Coscojuela P, Maisterra O, Piñeiro S, Romero FJ, Alvarez-Sabin J, Molina CA. Stroke. 2011 Dec;42(12):3465-9 (IF: 6,02)

-Nocturnal blood pressure dipping in acute ischemic stroke. Sargento-Freitas J, Laranjinha I, Galego O, Rebelo-Ferreira A, Moura B, Correia M, Silva F, Machado C, Cordeiro G, Cunha L. Acta Neurol Scand. 2015 Mar 24 (IF: 2.395)

-Different locations but common associations in subcortical hypodensities of presumed vascular origin: cross-sectional study on clinical and neurosonologic correlates. Sargento-Freitas J, Felix-Morais R, Ribeiro J, Gouveia A, Nunes C, Duque C, Madaleno J, Silva F, Machado C, Cordeiro G, Cunha L. BMC Neurol. 2014 Feb 5 (IF: 2,04)

-Preferential effect of premorbid statins on atherothrombotic strokes through collateral circulation enhancement. Sargento-Freitas J, Pagola J, Rubiera M, Flores A, Silva F, Rodriguez-Luna D, Pineiro S, Alvarez-Sabín J, Molina CA, Ribo M. Eur Neurol. 2012;68(3):171-6 (IF: 1,356)

-Cardioembolic stroke in a patient taking Dabigatran Etexilate: the first case report of clinical and pharmacologic resistance. Sargento-Freitas J, Silva F, Pego J, Duque C, Cordeiro G, Cunha L. J Neurol Sci. 2014 Nov 15;346(1-2):348-9 (IF: 2,26)

Dr.ª AMÉLIA MARTINS

(OFTALMOLOGIA)

Interna de Formação Específica de Oftalmologia no Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 2013, com uma avaliação final de 16 valores (Muito Bom). Realizou o Internato do Ano Comum no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Encontra-se no quarto ano do Internato de Formação Específica de Oftalmologia, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

É o primeiro autor de 2 publicações internacionais e 2 publicações nacionais. Colabora regularmente com várias revistas internacionais como revisor convidado. É primeiro autor de 2 capítulos de livros nacionais.

Realizou 80 comunicações científicas, 39 das quais como primeiro autor, e recebeu 1 prémio.

Obteve aproveitamento no curso pós-graduado de Ciências Básicas em Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Dr.ª INÊS AVERY

(MEDICINA DENTÁRIA)

Médica dentista responsável pela área e consultas de Gerodontologia na Clínica Devon Villa, Newton Abbot – Reino Unido.

Em 2012 obteve o grau de Mestre em Medicina Dentária, na Universidade Católica Portuguesa em Viseu, com a tese de dissertação acerca do microbioma oral -“OralOme – O Contributo dos Microrganismos”.

 Exerce actualmente a sua actividade profissional como Médica dentista na Clínica Devon Villa, no Reino Unido.

Mentora de Médicos dentistas recém qualificados no ajuste ao serviço nacional de saúde Inglês (NHS)

Inscrita na Ordem dos Médicos Dentistas em Portugal e na General Dental Council no Reino Unido.

Participou em a vários eventos de carácter científicos, como autora ou co-autora de várias apresentações, especialmente relacionadas com a as suas áreas de interesse – Cirurgia oral e Gerodontologia.

ENFERMEIRO CHEFE FERNANDO MATA

(NEFROLOGIA E DIÁLISE)

Licenciado em Enfermagem e Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Exerceu funções no Serviço de Cirurgia Geral (Cirurgia 2 Homens) onde foi responsável pela Formação em Serviço.

Colaborou com a Escola Superior de Coimbra, Coordenando e tutorando Ensino Clínico essencialmente na unidade curricular médico-cirúrgica.

Enfermeiro Chefe, exerce o cargo no Serviço de Nefrologia e Diálise, Polo HUC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 Promotor e colaborador em jornadas e outros eventos de enfermagem, organizados pelo Serviço de Nefrologia dos CHUC, integrou várias comissões científicas e organizadoras, noutros eventos.

Júri de concursos de recrutamento de enfermeiros nos Hospitais da Universidade de Coimbra, atualmente, CHUC.

ENG.ª LÍLIA JORGE

(ENGENHEIRA BIOMÉDICA)

Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
 .
Investigadora no Instituo de Ciências Nucleares aplicadas à saúde – Universidade de Coimbra, na área de neurociências humanas

ENFERMEIRA BENILDE ANTUNES

(ESTOMATOLOGIA)

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Ângelo da Fonseca de Coimbra (1994)
.
Iniciou o seu exercício profissional (1994) nos Hospitais da Universidade de Coimbra, actual Centro Hospital e Universitário de Coimbra, exerce funções de Enfermeira Graduada no Serviço de Estomatologia/Medicina Dentária deste mesmo hospital.
.
Responsável pela Formação em Serviço.
.
Exerce funções  de Enfermagem desde 2002 , no serviço de Diálise na Nephrocare em Coimbra.

Dra. ROSA SIMÕES

(MEDICINA DENTÁRIA)

Directora clínica da Clínica  EASYSMILE, em Coimbra.

Membro da Ordem dos Médicos Dentistas nº 7820

Mestrado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Formação complementar em Cirurgia Oral Avançada; Cirurgia e Reabilitação Sobre Implantes;

Harmonização facial com Toxina Botulínica e Ácido Hialurónico.

Área Clínica: Medicina Dentária Generalista, Cirurgia Oral, Prótese Fixa e Removível, Prótese sobre implantes.

ENFERMEIRA ESPECIALISTA SUSANA NUNES

(CARDIOLOGIA)

Concluiu a Licenciatura em Enfermagem em 2004, pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e a Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública em 2017, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Participou, em colaboração com outros profissionais de saúde e da área social, no desenvolvimento e implementação do projeto “Espaço convívio para Séniores”, no Instituto de Educação e Cidadania em Oliveira do Bairro em 2008-2009.

Exerceu funções como Enfermeira no Hospital General de Catalunya, Barcelona em 2009.

Exerce funções como Enfermeira no serviço de Cardiologia A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, desde 2009.

A formação profissional incidiu em temáticas como Precauções Básicas de Controlo de Infeção, Emergências Cardiológicas com Realização e Interpretação de ECG, Sistemas de Informação e Documentação em Enfermagem, Padrões de Qualidade em Enfermagem, Envelhecimento ativo, entre outras.

Participa como elo de ligação entre o Grupo de Coordenação Local-Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) do CHUC e o Serviço de Cardiologia A, desde 2014.

Dr.ª BARBARA ROQUE

(DERMATOLOGIA)

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina com a classificação final de 17 valores em 2012, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e fez o ano comum no ano de 2013 no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Médica interna do último ano da formação específica em Dermatovenereologia, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 Em 2015, concluiu com Distinção o Curso Pós-Graduado em Psicodermatologia, na Faculdade de Ciências da Saúde e Humanas, da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, e, em 2016, a Pós-Graduação em Hidrologia Médica e Climatologia, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Em 2017, realizou um estágio opcional no Serviço de Dermatologia e Venereologia e Centro de Doenças Raras da Pele, do Centro Hospitalar e Universitário de Bordéus, França.

 Obteve vários prémios e bolsas, destacando-se, em 2015, “Scholarship Award, 23rd World Congress of Dermatology, Vancouver, Canada” e, mais recentemente, em dezembro de 2017, o Prémio “Dermatologist From the Heart” La Roche Posay/SPDV.

É autora e co-autora de 19 artigos científicos, dos quais 5 em revistas nacionais e 14 em revistas internacionais indexadas, sendo 13 como primeira autora. É autora de 2 capítulos de livros internacionais e colabora como revisora convidada de revistas internacionais indexadas.

Dr. GUSTAVO CALHAU

(TÉCNICO SUPERIOR DE FARMÁCIA)

Técnico Coordenador de Farmácia nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Curso Técnico de Farmácia, pela Escola Técnica dos Serviços de Saúde de Coimbra (1987); Licenciado em Farmácia, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (2000);

Pós-graduação “Especialização em Administração de Serviços de Saúde”, pela Escola Superior de Enfermagem “Dr. Ângelo da Fonseca” em Coimbra (2003);

Mestrado em “Educação para a Saúde”, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e Escola Superior de Educação de Coimbra (1º ano -2011);

Monitor de estágio durante vários anos dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e Responsável pela coordenação dos estágios de Farmácia nos Serviços Farmacêuticos do CHUC dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra;

Júri de concursos de recrutamento e progressão de Técnicos de Farmácia dos Hospitais da Universidade de Coimbra

Assistiu a vários congressos, palestras, cursos e outros eventos científicos na área do medicamento; destaca a participação na formação de “Team Building” para Farmácia Hospitalar” (2013).

Palestrante em várias jornadas e congressos.

ENFERMEIRO ESPECIALISTA PAULO SIMÕES

(SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA)

Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Curso de Estudos Superiores de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).

Pós-Graduação em Pedagogia da Saúde (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).

Certificado de Competência Pedagógicas IEFP.

Formador na Escola Profissional Beira Aguieira (Penacova).

Colaborador na Clínica de Reabilitação Reequilibra (Coimbra).

Artigo científico na revista Referência “ICDM – Um Inventário de crenças acerca da Doença Mental”

Enfermeiro Especialista no serviço Psiquiatria B, polo HUC, dos CHUC.

ENFERMEIRA ESPECIALISTA CLARA CAMPOS
.
(SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA)
.
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Coimbra, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem Psiquiátrica de Lisboa.
Curso de Pedagogia e Administração para Enfermeiros Especialistas na Escola de Enfermagem Psiquiátrica de Lisboa
Em 1977 iniciou as suas funções no então Hospital da Universidade de Coimbra e actualmente é Enfermeira Especialista, no  serviço de Psiquiatria Homens no Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria do CHUC.
Coordenadora e Tutora de Estudantes em ensino Clínico de estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Saúde de Aveiro.
Apresentou alguns temas em eventos científicos, entre destaca : – Co-autoria de um tema “Engaging severe mental ilness patients into treatment – how multifamily psychoeducational groups” no Second European Congress on Assertive Outreach: Improving Integration que ocorreu em Junho 2013, nas Avilés (Astúrias), Espanha.
Assistiu a vários congressos, palestras, cursos e outros eventos científicos .Membro da comissão de ética do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra. Comissão criada por exigência do National Institute of Mental Health (EUA) entidade financiadora do projeto – “Estudos genéticos da Esquizofrenia e Doença Afetiva Bipolar”
Colaborou nos estudos da genética das doenças psiquiátricas graves (Esquizofrenia e Psicose Maníaco-Depressiva) que decorreu em 1997.
Lecionou na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria nos anos letivos 2008/2009 e 2009/2010.

ENFERMEIRO ESPECIALISTA PEDRO RENCA

(SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA)

Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Pós-Graduação em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde

Mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais

Licenciatura em Enfermagem

 Enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal

Enfermeiro Coordenador da Consulta Externa do Centro de Respostas Integradas de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Polo Hospital Sobral Cid), Portugal~

 Áreas de interesse de investigação/estudo: – Saúde Mental e Ansiedade

Participou como autor e co-autor em diversos estudos e trabalhos de investigação, tendo vários artigos publicados em revistas científicas.

Outras formas de expressão…

Tendo um interesse particular sobre diferentes formas de expressão, aplica esta estratégia na sua prática clínica para melhores resultados terapêuticos. Tendo maioritariamente como foco a “Pessoa” na busca constante do seu equilíbrio mental, produz diversos trabalhos plásticos, pintura, desenho, música, fotografia e cinema. Participou em diversos festivais nacionais e internacionais, assim como expõe em diversas galerias os seus trabalhos.

É autor dos livros:  – – “Historinhas em Psiquiatria” (2008)  e -“A linha do nosso Interior” (2015) Realizou os filmes: – “Esta é a Minha Casa” (2014) e – “UMBRA” (2015)

Dr.  VASCO BARBOSA

(FARMÁCIA HOSPITALAR)

Director Farmacêutico Hospitalar na Clínica de Montes Claros – Unidade Particular de Cirurgia e Internamento em Coimbra desde 2012.

Mestre em Ciências pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em 2018.

Exerceu a sua actividade profissional nas seguintes empresas:

– Farmácia Paiva em Coimbra. como Farmacêutico – (De Abril de 2009 a Julho de 2009)

– Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil em Coimbra – Farmacêutico – (De Agosto a Outubro de 2009)

– Bluepharma Genéricos – Director Técnico de produção – (De Janeiro de 2010 a Fevereiro de 2011)

– Labialfarma – Farmacêutico de Produção e Responsávelpelo Departamento de Produção de Sólidos – (De Abril de 2011 a Dezembro de 2011), altura em que foi iniciar funções na Clínica de Montes Claros.

Frequentou vários cursos relacionados com a sua área de funções , e também detem o Curso de Formação de Formadores e de Higiene e Segurança no Trabalho.

Formação de Delegados de Informação Médica/Farmacêutica.

ENFERMEIRA CHEFE TERESA JULIÃO

(NEFROLOGIA E DIÁLISE)

Enfermeira Chefe na unidade de Nefrologia e Diálise -Polo Covões – no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Licenciatura em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Especialidade de Enfermagem de Reabilitação, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Colaborou com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, lecionando aulas de Enfermagem de Reabilitação e Neurologia, aos estudantes da Licenciatura em Enfermagem.

Assistiu a foi palestrante em vários eventos científicos especialmente os dirigidos às suas áreas de interesse profissional.

Colaborou com artigos para revistas de carácter cientifico.

Orientou e colaborou com alunos em ensino clínico de vários estabelecimentos de ensino.

ENFERMEIRA ESPECIALISTA ROSA SIMÕES

(SERVIÇO DE URGÊNCIA)

Doutoranda em Ciências da Enfermagem.

Mestre em Ciências de Enfermagem.

Especialista em Enfermagem de Saude Mental e Psiquiatria.

Enfermeira no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel.

Elemento da Equipa Coordenadora do Projecto Mais Contigo.

ENFERMEIRA CHEFE DULCE CARVALHO

(CIRURGIA ONCOLÓGICA)

Enfermeira Chefe do Serviço de Cirurgia do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil em Coimbra (Portugal), com funções de: – Gestão de Serviço; responsável pelo recrutamento de pessoal; planeamento de acções que visem a melhoria da qualidade dos cuidados; responsável pela concretização de compromissos assumidos pelo órgão de gestão na missão e valores preconizados .

Com o Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Pública  pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Bissaya Barreto, Coimbra (Portugal) e  Mestrado em Saúde Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coimbra (Portugal).

Participação de júris de concursos de enfermeiros, auxiliares de acção médica, secretariado clínico

Membro da comissão de ética do IPOCFG-EPE (Vice-Presidente)

Membro de comissões de escolha de material médico-cirúrgico do IPOCFG-EPE

Membro da comissão de enfermagem do IPOCFG-EPE

Enfermeira avaliadora de pessoal

Orientadora pedagógica de estudantes em ensino clínico

Drª  MARIA JOÃO PERES ALVES

(TERAPEUTA OCUPACIONAL SAÚDE MENTAL/ PSIQUIATRIA)

 Curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Alcoitão; Formação em Dramaterapia (organizada pela APTO) ;Formação em Terapias Criativas (organizada pela Direção de Serviços de Saúde Mental ); Formação em Reabilitação Psiquiátrica ministrada por Clephone Hume ( organizada pela APTO ); Formação / Estágio nos SOGG, organismo coordenador dos Serviços de Saúde Mental de Roterdão – Holanda – “ Programas Comunitários para Doente Mental” ; Formação de Reabilitação Psiquiátrica ministrada por DR. Nuno Afonso Ribeiro; Curso de Deficiência , Arte, Treino e Emprego( promovido Hospital Júlio de Matos ); Curso de Gestão e Certificação de Qualidade no Serviço de Saúde;Formação em Hipoterapia ( Associação Nacional de Equoterapia , Ande – Brasil e Associação Portuguesa de Hipoterapia ); Curso de Pós Graduação “ Reabilitação de Doentes Mentais na Comunidade” ( Universidade Lusófona)

 Curso Básico para Supervisora de Estágios; Curso Complementar de Ensino e Administração; Curso Formação de Formadores; Curso de Gestor Coordenador de Formação( Profiforma , Gabinete de Consultadoria e Formação Profissional )

Formação em Terapia Ocupacional para alunos do Curso de Terapia Ocupacional; Supervisão de estágios de alunos de Terapia Ocupacional; Colaboração nos Cursos do Projeto Integrar – Medida 3 – Integração Sócio Profissional de Pessoas com Deficiência e Programa Constelação

Terapeuta Ocupacional no Hospital  de Dia da U.P. D. –  Polo Sobral Cid,Serviço Psiquiatria dos CHUC, iniciou funções no  Hospital Sobral Cid  em 1981 tendo como domínio de intervenção a Avaliação/ Programação/ Intervenção no doente Psiquiátrico; Elaboração de candidaturas e implementação de Cursos de Formação Profissional para doentes mentais; Projeção e caraterização de locais em posto de trabalho e apoio pós colocação em mercado normal de trabalho; Coordenação dos Projetos de formação profissional – INTEGRAR , Projeto Ponte- eixo Horizon e do Programa Constelação.

Participação em Congressos, Simpósios, seminários e outros, nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos e posters

ENFERMEIRA GRADUADA –  ELISA ALMEIDA DIAS

(CONSULTA DE GINECOLOGIA)

Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. BISSAYA  BARRETO, em Coimbra.

Iniciou a atividade profissional em 2 de novembro de 1992, no Hospital Distrital de Espinho, no serviço de cirurgia mulheres

Em 20 de abril de 1993, iniciou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no serviço de Cirurgia Cardiotorácica, até 24 de Novembro de 1997, actualmente desempenha funções no serviço de Ginecologia A.

Passou pela experiência de tutor de alunos do curso de Enfermagem que se encontravam em estágio no Serviço.

Em 2009, esteve 3 meses no Hospital de dia do Serviço de Imunoterapia.

No ano de 2010, passou a desempenhar funções no Serviço de Ginecologia A – Consulta Externa, onde permanece.

ENFERMEIRA GRADUADA – ANA MARIA DIAS CARVALHO TESTA

(CONSULTA DE GINECOLOGIA)

BACHERELATO em Enfermagem –  NO ANO DE 1989, na Escola Superior de Enfermagem Dr. JAIME LOPES DIAS em CASTELO BRANCO.

LICENCIATURA – EM 2004, na Escola Superior de Enfermagem Dr. Bissaya Barreto em Coimbra.

1990/93 – HOSPITAL PEDIÁTRICO DE COIMBRA no serviço de Medicina

1993/1997 – MATERNIDADE DR. ALFREDO DA COSTA- EM LISBOA no serviço de Cuidados Intensivos Neonatais.

1197/2018-CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA (CHUC) – EM COIMBRA:

Serviço de Transplantes Hepáticos, Renais e Urologia Mulheres.

MATERNIDADE DR. DANIEL DE MATOS na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.

CONSULTA DA MATERNIDADE DR. DANIEL DE MATOS.

CONSULTA DE GINECOLOGIA A (Consulta Externa local onde exerce funções),

PARTICIPAÇÃO EM PROJECTOS na unidade central de Neonatologia da MATERNIDADE DR. DANIEL DE MATOS em que foi responsável pela área dos “Cuidados Desenvolvimentais”, tendo criado o projeto de implementação e criou o protocolo de prevenção da dor com a norma de administração de sacarose nos bebés prematuros; registo da dor em bebés ventilados com tradução e adaptação da escala da dor internacional.

Foi elo de ligação para a Diabetes com o serviço de Endocrinologia, e elo de ligação com a Ordem dos Enfermeiros para a replicação e dinamização dos padrões de qualidade de enfermagem na consulta de ginecologia, função que mantém presentemente.

Tutora de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no âmbito do ensino clínico do 3º e 4º ano da Licenciatura em Enfermagem, na unidade curricular neonatologia, tendo sido convidada para lecionar aulas nesta área sobre o tema: “Cuidados Desenvolvimentais”.

INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM NA VERTENTE TEÓRICO PRÁTICA- Ttrabalho de INVESTIGAÇÃO-ACÇÃO que efetuou em grupo de 3 elementos subordinado ao tema: “Dor do Recém-Nascido – medidas não farmacológicas”.

CO- AUTORA do Protocolo de Posicionamento do Recém-Nascido Prematuro: que foi publicado na revista científica REFERÊNCIA, Nº 8 de Maio de 2002.

Participou em congressos e jornadas como oradora e autora de diversos trabalhos, entre eles: Oradora nas jornadas da Maternidade Dr. Daniel de Matos a convite do Sr. Professor Agostinho Almeida Santos com o tema “Cuidados Desenvolvimentais”.

Dr.ª  CAROLINA ANTUNES

(GERONTOLOGIA)

Licenciada em Gerontologia Social,  Pós Graduada em Gestão do Envelhecimento e Administração Social. Curso Multiprofissional em Cuidados Paliativos e Mestranda no curso de Psiquiatria Social e Cultural na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Desenvolveu projetos no âmbito da Gerontologia, com destaque para o “campus cognitivo” (intervenção junto de pessoas com demência, seus familiares e profissionais). Em contexto institucional, dinamizou sessões de Educação para a Saúde destinadas à população sénior e integrou a organização de vários eventos científicos no âmbito do Envelhecimento, e concluiu, em 2014, formação. 

Concluiu em 2014 o Curso de Mediadores de Formação de Adultos e Idosos, no âmbito do Projeto “Formação e Aprendizagem Intergeracional. Publicou um artigo científico no âmbito da Religiosidade e Espiritualidade em idosos institucionalizados, no Journal of Public Health and Community Medicine.

 É voluntária, desde 2011, na Atlas – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento (ONG) e responsável pela coordenação das equipas de voluntários, no “Projeto Velhos Amigos”.Pertence ao concelho fiscal da Associação Longevitátis – Associação para a Promoção da Longevidade com Saúde.

Membro associado da Associação Nacional de Gerontólogos.

Exerceu funções de Vice-Presidente na Associação Nacional de Gerontologia Social entre 2012-2015.

Formadora certificada nos planos da Gerontologia.

ENFERMEIRA ESPECIALISTA CLARA PINA.

ENFERMEIRA ESPECIALISTA MARIA CLARA DE MATOS PINA

(SERVIÇO DE SANGUE)

Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica,  na Escola Superior de Enfermagem  de Coimbra.

Curso de Pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, , na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Frequentou o 8º Curso de Pós-graduação em Direito da Medicina Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Centro de Direito Biomédico.

Curso de Especialização em Administração de Serviços de Saúde realizado na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonsêca

 Licenciada em Enfermagem, na  Escola Superior de Enfermagem Dr. Bissaya Barreto, Coimbra

Exerce funções de Enfermeira,  no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Coordenadora e responsável e pela formação em serviço de todos os grupos profissionais.

Enfermeira responsável do serviço, em regime de substituição do Enfº Chefe.

Anteriormente trabalhou em outras unidades de tratamento – Cirurgia II e Diálise dos Hospitais da Universidade de Coimbra, passando tambem Instituto Português de Sangue, no Centro regional do Sangue, de Coimbra

Ao longo do seu percurso profissional participou como formanda e formadora, em múltiplos eventos científicos, de modo a permanecer actualizada na sua área de actuação.

ENFERMEIRO CHEFE JORGE TAVARES

(BLOCO OPERATÓRIO)

Dr.ª ANA GALVÃO

(NEFROLOGIA)

Dr.ª MARIA ISABEL AMADO

( CIRURGIA MAXILO-FACIAL)

Dr RUBEN FONSECA

(ORTOPEDIA)

ENFERMEIRO CHEFE RUI NEVES

(ORTOPEDIA)

ENFERMEIRA ESPECIALISTA ZELINDA BEM HAJA

(NEUROCIRURGIA)

ENFERMEIRO CHEFE ÂNGELO ALMEIDA

(DERMATOLOGIA)

Dr.ª VERA MARTINS

(PSIQUIATRIA)

ENFERMEIRO CHEFE LUÍS SACRAMENTO

(NEUROLOGIA)

DR EDSON RETROZ

(UROLOGIA)

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Assistente Graduado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Colabora com o Centro de Saúde Militar Regional nª2 de Coimbra, com o Hospital Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e Unidade da CUF em Coimbra

Director Clínico da ENFERMÉDICA em Tondela

Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Na sua actividade científica, efectuou várias palestras e publicou vários artigos.

É membro da Associação Portuguesa de Urologia